Escola de Verão da FPCE-UC

II - OFICINA DE CAPACITAÇÃO:
METODOLOGIAS DE APOIO A VÍTIMAS DE CONFLITO ARMADO DESAFIOS E FERRAMENTAS DE TRABALHO SOCIAL NA COLÔMBIA

5 a 8 julho de 2016

Apresentação:

A construção de metodologias de apoio a vítimas de conflito armado ou de violência política e o reconhecimento e recuperação de experiências bem-sucedidas junto desta população a nível individual, grupal e comunitário é uma exigência em vários contextos do mundo. A experiência da Colômbia constitui um exemplo por se tratar de um país que se encontra num processo de negociação de paz a partir do qual se têm vindo a construir modelos de intervenção.

O Trabalho Social tem sido preponderante a este nível e tem desenvolvido linhas de ação vitais nestes processos, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar. Pontos de partida concetuais, abordagens, metodologias e ferramentas para a prestação de apoio na perspetiva do Trabalho Social constituem-se como elementos fundamentais para a compreensão dos processos de intervenção em contextos latino-americanos e não só, onde os conflitos sociais e políticos se tornam visíveis.

O curso será desenvolvido segundo uma metodologia de aprendizagem pela ação, com o recurso a casos e experiências de campo apresentados pela formadora, especialista no tema.

Objetivos

  1. Dar a conhecer as abordagens teóricas e ferramentas básicas de trabalho social na prestação individual, de grupo e apoio da comunidade às populações afectadas em zonas de conflito, usando casos colombianos identificados no campo da violência política;
  2. Identificar os elementos concetuais de correntes de pensamento orientado para apoiar as vítimas do conflito;
  3. Apresentar técnicas performativas atuais, narrativas e expressivas para prestar apoio (Terapias integrativas pela Arte);
  4. Expor e analisar os casos do conflito colombiano, onde o Serviço Social tem desenvolvido a sua intervenção.

Metodologias

O curso será leccionado (em espanhol) sob a forma de oficina de capacitação, procurando destacar o processo de aprendizagem pela ação como uma estratégia para uma melhor assimilação de conteúdos.

Conteúdos

Módulo I: Onde nos posicionamos para analisar o conflito?
Abordagens teóricas sobre o processo de apoio segundo a perspetiva crítica, da complexidade e hermenêutica.

Módulo II: Como posso desenvolver uma intervenção?
Articulação entre o enfoque transformador, dos direitos e diferencial do apoio a nível individual, de grupo e comunitário.

Módulo III: Que ferramentas posso usar para desenvolver uma intervenção?
O uso de metodologias performativas, narrativas e expressivas utilizadas no apoio a casos colombianos.

Duração:

De 5 a 8 de julho de 2016 (20 Horas)

Horário:

14:00 -16:00; 16:15 -18:15; 18:30-19:30

Local:

Sala 2.6 do Edifício II da FPCEUC

Formadora

BIBIANA ESPERANÇA CHIQUILLO
Assistente social, especialista em Pedagogia e Cultura Constitucional e Democrática, Mestre em Desenvolvimento Educativo e Social. Doutoranda em Estudos Internacionais da Paz, Conflito e Desenvolvimento. É membro da Comissão Colombiana para a construção de políticas públicas de preparação de recursos humanos para o atendimento de vítimas do conflito armado como delegada do Conselho Nacional de Trabalho Social e da Universidade Externado da Colômbia onde é professora.

Coordenação:

Helena Neves Almeida