Escola de Verão da FPCE-UC

Programa

VIOLÊNCIA(S), RISCO(S) SOCIOCULTURAIS E APOIO A VÍTIMAS

A Escola de Verão da FPCE 2016 agrega um conjunto de iniciativas de formação (Ação de Formação e Oficina de Capacitação) integradas no tema geral “VIOLÊNCIA(S), RISCO(S) SOCIOCULTURAIS E APOIO A VÍTIMAS”. Pode inscrever-se em todas as iniciativas ou apenas numa delas (ver Condições de Inscrição).

Justificação

A Escola de Verão 2016 pretende discutir os fenómenos de risco multidimensional e de radicalização nas sociedades atuais, bem como o papel dos profissionais (assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, etc.) e as respostas existentes para apoio às vítimas de situações violentas (desenraizamento sociocultural, por exemplo, no caso de refugiados; tráfico de seres humanos; guerras e catástrofes, entre outras). Assim, a intenção fundamental é a preparação de profissionais para intervir em situações extremas e contextos de emergência social.

Para o efeito, o Programa encontra-se estruturado em dois blocos de formação, cada um deles organizado em módulos. A estrutura flexível e diferenciada da Escola de Verão permite que os candidatos possam inscrever-se nos dois blocos de formação ou apenas em um deles (ver Inscrições)

As línguas de lecionação serão o português e o espanhol.

Blocos de Formação

I. AÇÃO DE FORMAÇÃO: PROCESSOS DE RADICALIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

II - OFICINA DE CAPACITAÇÃO: METODOLOGIAS DE APOIO A VÍTIMAS DE CONFLITO ARMADO DESAFIOS E FERRAMENTAS DE TRABALHO SOCIAL NA COLÔMBIA

Comissão Organizadora:

Clara Cruz Santos
Cristina Pinto Albuquerque
Helena Neves Almeida
Rita Sousa
Vanessa Nunes

Organizações Colaborantes:

AKTO
Saúde em Português
Médicos do Mundo *
Refugees Welcome *
ADFP de Miranda do Corvo *

* não confirmado